Bem-vindo (a)

Para quem acredita na existência de Deus, há sempre uma luz radiante, ainda que a vida pareça mergulhada em profunda escuridão. Chega um momento que precisamos nos libertar dos grilhões, das amarras e correntes que nos enclausuram num pequeno mundo, sairmos da nossa caverna e irmos de encontro à luz.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Mais tragédias em Wanderley

Janeiro do ano em curso marcará para sempre a história do município wanderleense
Foto cedida

          Como se não bastassem os terríveis alagamentos em diversas partes do município de Wanderley, na madrugada da última sexta-feira, 26, com o transbordo do Tijucuçu, deixando dezenas de famílias desabrigadas, ceifando, posteriormente, a vida de uma idosa, dois dias após resgate pelo telhado da casa e internação hospitalar, nessa tarde de segunda-feira, 29, um caminhão perdeu os freios, enquanto descia a serra, nas proximidades da cidade e tombou na curva, vitimando o condutor e seu ajudante. Não houve sobreviventes. Anteriormente, uma caminhonete saída da cidade de Barreiras, carregada de donativos, também já havia rodada na pista, durante o percurso e, por sorte, seu condutor não sofreu danos.

Muitos wanderleenses perderam suas vidas em acidentes trágicos nessa estrada, pincipalmente, no trecho em questão. Uma das razões de tantos acidentes é o fato de em Wanderley ter uma serra muito perigosa. Nela, muitos cidadãos wanderleenses já encerraram sua vida material. A situação é tão macabra que, numa viagem de Wanderley à Lagoa de Oscar ou vice-versa, ficará assustado com tantas cruzes indicando perdas de vidas!

Antes de a estrada ser desviada e asfaltada, os condutores não abusavam da velocidade temendo uma derrapagem nos cascalhos, depois do asfalto, o número de acidentes aumentou consideravelmente. Quando a estrada era por outra rota, no perímetro da serra, não foram poucas as vezes em que veículos automotores desgovernados desceram a serra, sem freios e foram parar dentro da cidade. Porém, não há registro de mortes, exceto duas cruzes de décadas atrás, registrando a perda de duas vidas num acidente com um veículo automotor. Certa vez, um caminhão-caçamba de propriedade da prefeitura de Wanderley foi parar no interior das casas habitadas! Por sorte, nenhum morador, tampouco o condutor saíram feridos.

Com o desvio da estrada, numa tentativa de os engenheiros evitar a serra — o que não adiantou, porque há indicativos de que a estrada ficou ainda mais sinuosa — os acidentes parecem ter se intensificados. É visível o número de cruzes indicando falecimentos de condutores, principalmente no trecho em que hoje aconteceu mais esse acidente, vitimando duas pessoas.

Creio ter chegado o momento em que a população wanderleense precisa se unir para solicitar das autoridades competentes, a volta daquele trecho de estrada em seu curso primário, isto é, fazer com que a pista de rolamento de veículos volte a ter a sua configuração original.  Por um ou por outro lugar, o trecho é perigoso, mas pela antiga via, a mim, parece menos danoso à vida. Por dois motivos a saber: apesar de ser serra, o percurso é mais reto, enquanto a atual estrava possui uma curva muito fechada, muitas vezes, impossibilitando condutores de controlar a direção; o índice de acidentes seria bem menor.

Digo isso baseado no fato de a atual estrada exigir muito dos freios dos veículos, quando chega na curva, as lonas de freios, principalmente de veículos pesados, ou sofrera desgastes ou esquentaram, impossibilitando frenagens mais seguras.



galeria de fotos do acidente dessa tarde