Chegamos à etapa final da nossa viagem
às velhas ferrovias em Goiás. Viagem que nos levou a viver, através da leitura,
uma história sobre os trilhos de ferro, desde os tempos em que o progresso do
Brasil andava pelas ferrovias, com maior intensidade. Percebemos o apagamento
da modernidade, e, por sorte, ainda conseguimos visitar algumas estações
ferroviárias, uma ainda em pleno funcionamento, mas vimos principalmente que a
criação da Estrada de Ferro em Goiás serviu aos interesses e aspiração de
mineiros e goianos que tiveram nessa ferrovia um dos pilares para o artifício
de desenvolvimento. A ferrovia contribuiu para uma relevante expansão da
produção econômica dessas regiões, aumentando suas relações comerciais, por
meio de um forte acréscimo nas importações e exportações.
Na atualidade, não há, portanto, nesses
480 quilômetros de trilhos goianos o transporte de passageiro, somente o de cargas,
o que é lastimável.
A Ferrovia Centro-Atlântica, operante em
solo goiano, bem como a Ferrovia Norte-sul, esta em fase de construção, com
alguns trechos já inaugurados recentemente, continuam sendo alternativas
viáveis de transportes eficientes e de baixos custos de operação quando
comparado com o transporte rodoviário. Assim sendo, ao passo que contribuem
para a maior competitividade do agronegócio local, fica comprovado que as
ferrovias passam a ser indispensáveis, sendo de grande valia para os avanços
nas relações comerciais, internas e externas, e para a solidez da economia
goiana como um todo. Faz-se necessário que os goianos, principalmente as
autoridades competentes, lutem impetuosamente pelo fortalecimento desse modelo
de transporte, uma vez que assim estarão dando passos firmes na direção do
desenvolvimento econômico e social dessa importante região do planalto central.
É verdade que a restauração de uma ferrovia, bem como a construção de outras
são processos de altíssimos custos, porém, quando uma ferrovia é colocada em
funcionamento os ganhos são incomparáveis. Primeiro, enquanto um caminhão numa
rodovia transporta pouquíssimas toneladas de produtos por vez, uma locomotiva
consegue puxar dezenas de vagões com toneladas e mais toneladas de produtos
pelas estradas de ferro e, depois, o transporte ferroviário bem planejado
oferece maior qualidade e menor custo.
Gilson Vasco
Outros locais de publicação:
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/4962809
http://opiniaodm.blogspot.com.br/2014/05/historia-sobre-os-trilhos-as-velhas.html
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Diário da Manhã
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