Bem-vindo (a)

Para quem acredita na existência de Deus, há sempre uma luz radiante, ainda que a vida pareça mergulhada em profunda escuridão. Chega um momento que precisamos nos libertar dos grilhões, das amarras e correntes que nos enclausuram num pequeno mundo, sairmos da nossa caverna e irmos de encontro à luz.

sábado, 10 de junho de 2017

Tipos de Gramática (IV)


Já vimos que a Gramática é a disciplina que orienta e regula o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de fala baseado em diversos critérios como os escritores, a lógica, a tradição ou o bom senso. Também sabemos que a matéria-prima da Gramática é o sistema de normas que dá estrutura a uma língua e que são essas normas que definem a chamada língua padrão, língua culta ou norma culta.

Há muito já sabemos que o chamado estudo dos fatos da língua, começado pelos gregos e continuado principalmente pelos franceses, era chamado genericamente de Gramática e procurava, sobretudo, estabelecer regras. Logo, veio a Filologia, que, comparando textos de épocas distintas e decodificando línguas arcaicas, passou a se ocupar também da história literária e dos costumes de cada região. Dessa forma, foram se definindo a Gramática Histórica, chamada por alguns gramáticos e pesquisadores de Linguística Histórica ou Diacrônica.

Assim, podemos dizer que a Gramática Histórica se ocupa de estudar a evolução dos diversos fatos da língua desde a sua estirpe até a época presente, ou ainda, de analisar a evolução histórica de uma língua, isto é, pode-se dizer que a Gramática Histórica é a apresentação metódica da história interna de uma língua.

Também podemos entender a Gramática Histórica como sendo aquela que estuda uma sequência de fases evolutivas de um idioma (Bechara, 1968). Estuda a origem e a evolução de uma língua, acompanhando-lhe as fases desde seu aparecimento até o momento atual (Travaglia, 2005:36).
Como a Gramática Histórica propõe-se a estudar os fatos de uma língua em sucessivas épocas ou em épocas anteriores à nossa alguns preferem chamá-la de linguística diacrônica, por só considerarem gramática, em seu verdadeiro sentido, a Gramática Normativa.

Pois bem, sabemos que a Linguística Diacrônica cuida da analise de fenômenos linguísticos nos diferentes momentos históricos da língua a que pertence e diferencia-se da Linguística Sincrônica que estuda a língua num momento histórico determinado, atual ou não.


 Gilson Vasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seja comentando ou simplesmente visualizando.